Cidades Criativas: as melhores atrações da economia criativa de SP

Sem categoria

Cidades Criativas: as melhores atrações da economia criativa de SP

  • 29 de julho de 2021
  • 6 minutos de leitura

O conceito das cidades criativas originou-se da iniciativa de uma ação global da indústria da economia criativa. Essas cidades têm um viés de estudo para o planejamento constante, com objetivo de evoluir os centros urbanos em algo mais sensorial, inteligente, dinâmico e criativo, ao invés de transformar as cidades em “produtos”.

Pensando por este lado, quando falamos da economia criativa, pensamos na inovação, nos avanços tecnológicos, nos impactos sustentáveis para levantar fundos econômicos, tornando as grandes cidades com o desenvolvimento cultural mais presente, dando base para uma qualidade de vida melhor aos cidadãos.

Quais as principais características de uma cidade criativa?

Apesar de comentar acima que este conceito vem do impulso da economia criativa, não deixamos apenas a economia como a sua maior pauta, o nosso ponto principal são os recursos culturais. Cada local tem a sua história, culturas e hábitos, e é a partir disso, que o carácter original de uma região é formado.

Em contrapartida, as cidades buscam solucionar os problemas urbanos enfrentados pela sociedade, mas dessa vez, despertando a curiosidade, a imaginação e a criatividade dos seus cidadãos, gerando novas oportunidades. 

Para colocar tudo em prática, o governo deve abrir espaço para a cidade expressar seus talentos, ganhar aprendizado e se desenvolver coletivamente, com a possibilidade de oferecer encontros, compartilhamentos, união e experiências incríveis, transformando a utilização dos espaços urbanos com arte, música, cultura,  gastronomia e todos os atributos que promovam a cidade.

São Paulo: a cidade mais inteligente e conectada do país

Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020, a cidade de São Paulo foi considerada como a mais inteligente e conectada do Brasil, em um estudo feito por especialistas do mercado. Isto mostra, cada vez mais, a valorização de SP e a sua constante inovação para entregar qualidade de vida e sustentabilidade.

Conheça as melhores atrações da economia criativa em São Paulo:

Virada Cultural: um evento cultural promovido que arrecadou R$235 milhões na economia de São Paulo, em 2019, acontece todos os anos desde 2005, projetado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de parceiros artísticos e institucionais. Neste evento, a cidade disponibiliza 24 horas, sem interrupções, de atrações culturais, como espetáculos de músicas, teatros, gastronomia, exposições de arte e história, entre outros. 

A Virada Cultural convida a população para sair de casa e ir até os principais centros urbanos da cidade para uma experiência prazerosa, rica em cultura e em socialização, deixando acessíveis os setores criativos de São Paulo para todas as classes sociais. 

SP na Rua: o evento que junta a riqueza da diversidade musical na cidade paulistana. O SP na Rua é pensado em criar vivências incríveis, colocando as pessoas nas ruas de São Paulo para curtir shows e festas gratuitas durante o final de semana.

Assim como a Virada Cultural,  a Secretaria Municipal da Cultura, estabeleceu que, o evento acontecerá uma vez por ano, com um calendário especial a cada edição, trazendo inovação e criatividade para a cidade.

Carnaval: o evento que mais move a economia do país de maneira geral. Se você é da folia ou é mais caseiro, o carnaval é para todos, pois o feriado engloba uma festa 360 para a população curtir como quiser. A mais instigante entre os paulistanos é o “carnaval de rua”, onde as festas são feitas nas principais ruas de São Paulo.

No último ano (2020), o carnaval movimentou mais de R$3 bilhões, em São Paulo, atraindo aproximadamente, 15 milhões de pessoas, dentre elas, turistas do Brasil e do mundo. Neste algoritmo, integramos todas as atrações do evento, como viagens, festas privadas, blocos de rua, desfiles de escolas de samba e comércios. 

Museus, oficinas e instituições: nem todas as atrações criativas baseiam-se em eventos esporádicos, os exemplos que temos são os museus, as oficinas, entre outras instituições, com programações que oferecem uma proposta cultural e sustentável para a cidade. 

Confira uma lista de 15 atrações da economia criativa de São Paulo nestes segmentos:

  • MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo – Localizado na Av. Paulista;
  • Vila Madalena – Atrações com arte urbana e turismo;
  • Pinacoteca – Localizada na Luz;
  • Museu do futebol – Localizado no Pacaembu;
  • SESCs – Localizados em diversas regiões da cidade;
  • Conjunto Nacional – Localizado na Av. Paulista;
  • Parque Ibirapuera;
  • Tokyo ? ? – Karaoke, pista de dança, restaurante, exposições, cinema, teatro, design e tattoo – Localizado no Centro;
  • Memorial da América Latina – Localizado na Barra Funda;
  • Centro Cultural Fiesp – Localizado na Av. Paulista;
  • Complexo Ohtake Cultural – Localizado em Pinheiros;
  • Casas das Rosas – Localizada na Av. Paulista;
  • Baixo Augusta; – Localizado na  Zona Central de São Paulo.
  • Cinemateca Brasileira – Localizada na Vila Clementino;
  • Mercado Municipal – Localizado no Centro;

Esteja conectado com a sua cidade criativa e inteligente

Já pensou em fazer parte da história das cidades criativas, vivenciado uma revolução cultural e econômica do país? 

A Planik segue no ritmo da inovação de São Paulo. Trabalhamos nas melhores praças da cidade, aproveitando toda a evolução que elas proporcionam. Estamos na Vila Mariana, em Pinheiros, em Perdizes e na Av. Paulista, os centros onde as principais atividades da economia criativa estão presentes.

Com este conteúdo, já dá para perceber que investir no mercado imobiliário de São Paulo é uma sacada inteligente, com toda a inovação e valorização que a cidade tem, sendo referenciada para o Brasil e para o mundo. Os studios da linha NIK são a estratégia ideal para o seu investimento ser rentável e bem aproveitado. Conheça os nossos projetos.

1