Política de Privacidade

Atualizada em 16 de março de 2021.

1. Declaração de Privacidade

A PLANIK sabe o quanto é importante para os seus clientes, colaboradores e parceiros saberem e estarem seguros sobre a utilização dos seus dados pessoais pela empresa. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e explicar a nossa Política de Privacidade.

Nós reconhecemos a necessidade de proteção e de gerenciamento adequados das informações pessoais coletados em nosso site, bem como aqueles que nos são compartilhados por nossos clientes, parceiros e colaboradores.

A presente Política de Privacidade auxiliará a compreender quais os tipos de informações que podemos coletar, como essas informações poderão ser utilizadas e com quem as informações poderão ser compartilhadas.

 

2. Quais são as informações pessoais que coletamos

As informações pessoais que obtemos podem ser coletadas das seguintes formas:

Site e aplicativos: Informações pessoais são coletadas no momento que o usuário interage em nosso site através de formulários, comentários, depoimentos e pesquisas. Essas informações pessoais incluem, dentre outras, o nome do usuário, e-mail e telefone. Ao coletarmos algumas dessas informações, o usuário escolhe dar, ou não, o consentimento para receber novidades, lançamentos e promoções. O usuário do nosso
portal não é obrigado em hipótese alguma a fornecer qualquer dado pessoal para navegar nas páginas do site, de modo que qualquer informação é fornecida por livre e espontânea vontade. Somente é necessária à coleta de dados básicos quando o usuário desejar o retorno de seu contato. Todas as Informações Pessoais são colhidas de maneira justa e não invasiva, com o consentimento voluntário do titular do dado
pessoal. As Informações Pessoais não são acessíveis a nenhuma pessoa fora da função específica para a qual foram coletadas.

Informações pessoais são coletadas no momento que o cliente interage em nosso site para acesso ao portal do cliente, para atualizar seus cadastros, verificar informações financeiras, imprimir 2ª via de boletos, por meio de login único de cada cliente e senha, previamente cadastrados.

Cookies: dados pessoais podem ser coletados através de cookies, com o consentimento do usuário. Para mais informações consulte a Política de Cookies da Planik (www.planik.com.br/politica de cookies).

Geolocalização: coletamos a geolocalização do usuário da plataforma para poder oferecer uma melhor experiência, apresentando produtos e serviços que estejam disponíveis na região em que ele se encontra. Quando o usuário utiliza a plataforma ele pode optar por compartilhar, ou não, a sua localização.

Cadastro: coletamos por meio de formulários físicos ou digitais, e-mails, telefone e aplicativos o nome completo, endereço, telefone, e-mail, número do RG e do CPF, entre outros, dos clientes que desejam contratar nossos produtos e serviços.

Contrato: Quando o usuário adquire um produto ou serviço, coletamos os dados necessários para análise do crédito, confecção do contratoou emissão de recibo. Alguns desses dados são: nacionalidade, estado civil, RG, CNH, CPF, dados bancários, escolaridade e informações sobre cônjuge.

Análise e proteção de crédito: para verificarmos a sua capacidade financeira de honrar os compromissos assumidos conosco e relacionados aos nossos produtos e serviços, precisamos coletar alguns dos seus dados, tais como, renda, escolaridade, informações de cônjuges e dependentes.

Quanto aos dados pessoais coletados de nossos colaboradores e respectivos dependentes, estes são necessários para que seja efetuado o registro do funcionário, em atendimento à legislação trabalhista e execução do contrato de trabalho.

Obrigação Legal: coletamos dados pessoais para cumprirmos obrigações legais relacionadas à venda dos nossos produtos e serviços, tal como, elaboração do contratocom a utilização dos seguintes dados CPF, nome, dentre outros.

Podemos ter acesso aos seus dados pessoais que foram compartilhados por você com os nossos corretores em atendimento a sua vontade expressa de adquirir os nossos produtos ou usufruir dos nossos serviços. Esses dados serão aqueles necessários à execução de contrato (veja a lista no item Contrato)

Para a venda dos nossos produtos ou serviços necessitamos dos dados pessoais descritos acima, sobretudo aqueles relacionados aos dados cadastrais (item Cadastro). Caso você opte por não fornecer alguns desses dados, podemos ficar impossibilitados de vender os nossos produtos ou serviços a você.

Não se preocupe! As informações pessoais não são acessíveis a nenhuma pessoa fora da função específica para a qual os dados foram coletados e não utilizamos nenhum tipo de decisão unicamente automatizada que impacte você.

A nossa base de dados está sob a nossa responsabilidade e seu uso, acesso e compartilhamento quando necessários serão feitos dentro dos limites legais e propósitos dos negócios descritos nesta política.

Atenção: Você é o responsável pela precisão, veracidade ou falta dela em relação aos dados que você fornece.

 

3. Mídias Sociais

A Planik se utiliza também da Mídia Social para se comunicar e interagir com seus clientes e consumidores por meio de Websites de terceiros como, por exemplo, o Facebook ou o Twitter. Estes Websites de terceiros são uma tecnologia baseada na Internet que não é operada ou controlada pela Planik. Ao interagir, compartilhar ou “Curtir” a página da Planik no Facebook, Instagram, Twitter, ou outra mídia social, você poderá revelar determinadas informações pessoais à Planik ou a terceiros.

Usamos os “botões sociais” para permitir que os nossos usuários compartilhem ou marquem páginas da web. São botões de sites terceiros de mídias sociais, e que podem registrar informações sobre suas atividades na internet, incluindo este site. Por favor, reveja os respectivos termos de uso e políticas de privacidade desses sites para entender exatamente como eles usam suas informações, como optar por não receber
ou excluir tais informações.

A quantidade de informações pessoais visíveis dependerá das suas próprias configurações de privacidade no Facebook, Twitter e demais mídias sociais.

 

4. Finalidades e bases legais

Relacionamos a seguir as finalidades e bases legais dos tratamentos de dados da PLANIK:

FinsBase legal
Cumprir com termos e condições estabelecidos em contratos com nossos clientes.Necessário para execução de contrato no qual você, sua empresa ou um controlador de seus dados é uma das partes.
Possibilitar a análise e a aprovação da capacidade financeira dos nossos pretensos clientesFaz-se necessário para a proteção do crédito e dessa forma garantir a saúde financeira da Planik
Recrutamento e avaliação de aderência à vaga de trabalho.Justifica-se com base em nossos legítimos interesses para assegurar que recrutamos os funcionários adequados às nossas vagas.
Facilitar a comunicação com você (inclusive em casos de emergência e para fornecer a você informações solicitadas).Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar comunicação e gestão de emergências adequadas na organização.
Cumprir requisitos legais.Necessário para a conformidade com uma obrigação legal à qual estamos sujeitos.
Monitorar o uso que você faz dos nossos sistemas (incluindo monitorar o uso do nosso site e de quaisquer aplicativos e ferramentas que você utilizar).Justifica-se com base nos nossos interesses legítimos de evitar não conformidades e proteger nossa reputação.
Escuta social (identificando e analisando o que está sendo dito sobre o Planik nas mídias sociais [somente conteúdo acessível publicamente] a fim de perceber sentimento, intenção, disposição e tendências de mercado e as necessidades de nossos stakeholders e, dessa forma, melhorar nossos produtos ou serviços.)Justifica-se com base em nossos legítimos interesses em proteger nossos ativos e nossa marca nas mídias sociais.
Melhorar a segurança e o funcionamento do nosso website, aplicativo, redes e informações.Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de assegurar que você terá uma experiência de usuário excelente e que nossas redes e informações são seguras.
Realizar análises de dados, isto é, aplicar analytics em operações e dados do negócio para descrever, prever e melhorar o desempenho do negócio dentro do Planik e/ou proporcionar uma melhor experiência de usuário. (mais detalhes sobre como usamos analytics em nosso site são encontrados em nossa política de cookies).Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar o funcionamento adequado das nossas operações de negócios.
Oferecer nossos produtos e serviços para você (a menos que você tenha mostrado objeção em relação a tal tratamento).Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de garantir que podemos conduzir e melhorar nosso negócio
Administrar benefícios aos funcionáriosJustifica-se com base nos legítimos interesses da Planik de garantir que nossos funcionários recebam os benefícios adequados.
Entrega de informações necessárias aos órgãos governamentais.Para cumprimento de uma obrigação legal.

Apenas nos baseamos em nosso legítimo interesse para finalidades específicas. Estes tratamentos de dados pessoais não se sobrepõem de forma alguma aos interesses, direitos e liberdades dos titulares.

 

5. Sobre o compartilhamento e cessão de informações

A Planik não tem como prática a divulgação de informações que podem identificar o usuário e jamais compartilha informações ou vende e aluga esses dados pessoais a terceiros. Estes dados são de uso exclusivo interno da empresa para atingir as finalidades expressas no item anterior.

Os dados poderão ser compartilhados com terceiros apenas nas seguintes situações:

  • Mediante decisão judicial ou solicitação pelos órgãos de fiscalização
    governamentais.
  • Dados transferidos para órgãos públicos para atender a legislação vigente, por
    exemplo dados pessoais que constem das notas fiscais eletrônicas, dados dos
    nossos colaboradores para necessários para o pagamento do INSS ou FGTS.
  • Dados transferidos para prestadores de serviço de contabilidade ou recursos
    humanos, para atender a obrigações fiscais e trabalhistas;
  • Dados transferidos para instituições financeiras para viabilizar opções de
    pagamento aos nossos clientes, ou para pagamento de salários aos nossos
    colaboradores e prestadores;
  • Dados transferidos para fins de negócio com provedores de serviços
    terceirizados que prestem serviços para nós, tais como corretores de imóveis,
    cobranças, processos de pagamento, serviços ao cliente, envio de e-mails,
    propaganda e marketing, segurança e monitoramento de desempenho, serviços
    de reparos e manutenção, processamento e cumprimento de ordens e transações, verificação de informações cadastrais de consumidores, pesquisa,
    guarda de dados, auditoria e processamento de dados;
  • Dados transferidos para fins de execução do contrato ou para a proteção dos
    interesses da Planik em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais.

 

6. Segurança da Informação

Para assegurar-se de que as suas informações pessoais estão seguras, nós comunicamos as nossas diretrizes de privacidade e segurança aos funcionários da Planik e seguimos estritamente as medidas de precaução com relação à privacidade dentro da empresa.

Nós nos empenhamos em proteger as suas Informações pessoais, e aquelas confiadas a nós pelos nossos clientes e parceiros, através de medidas físicas, técnicas e organizacionais para reduzir os riscos de perda, mau uso, acesso não autorizado, divulgação e alteração indevida destes dados.

 

7. Direitos dos Titulares

Para assegurar-se de que as suas informações pessoais estão seguras, nós comunicamos as nossas diretrizes de privacidade e segurança aos funcionários da Planik e seguimos estritamente as medidas de precaução com relação à privacidade dentro da empresa.

Os Titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus
dados pessoais e podem exercê-los entrando em contato conosco por meio do e-mail
da Planik: dpo@planik.com.br.

São direitos dos titulares:

  • Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
  • Acesso aos dados pessoais, nos termos da legislação aplicável;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Portabilidade dos dados;
  • Exclusão de dados, quando este forem tratados com base no consentimento do Titular ou quando os dados forem desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação aplicável;
  • Solicitação de informações sobre uso compartilhado de dados;
  • Revogação do consentimento, quando aplicável.

Certas requisições poderão ser feitas pelo usuário diretamente através da plataforma da Planik através de acesso por e-mail e senha. Portanto, é muito importante que o usuário tenha uma senha forte, e que não compartilhe a mesma a terceiros. O usuário assume total responsabilidade pelo acesso de terceiros à plataforma utilizando sua conta e senha.

Por motivos de segurança, para as requisições que sejam feitas através do e-mail
da Planik dpo@planik.com.br e somente poderemos atender à solicitação se tivermos certeza da identidade do usuário. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do Titular. Estes dados e informações serão protegidos durante período de armazenamento, e eliminados quando não mais forem úteis.

 

8. Término de Tratamento

Esta Política de Privacidade se aplica às circunstâncias acima mencionadas durante todo o período em que a Planik armazenar os dados pessoais. Nós armazenamos e mantemos suas informações: (a) pelo tempo exigido por lei; (b) até o
término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (c) pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse da Planik. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos: (a) quando a finalidade para qual o dado pessoal foi coletado for alcançada, e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade; (b) quando o Titular solicitar a exclusão de seus dados; e (c) quando houver uma determinação legal neste sentido.

Nos casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.

 

9. Encarregado de Dados Pessoais (DPO)

A Planik disponibiliza abaixo os dados de contato do Encarregado de Dados Pessoais (DPO), sendo este o responsável por atender toda e qualquer solicitação por parte dos usuários, ou da Autoridade Nacional, que estejam relacionados com dados pessoais.

Para qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao tratamento de dados pessoais, favor entrar em contato com nosso Encarregado de Dados Pessoais:

DPO EXPERT®, diretor Rafael Susskind, contato dpo@planik.com.br.

Se, apesar do nosso compromisso e esforços para proteger seus dados, você achar que seus direitos de proteção de dados não foram atendidos, solicitamos que entre em contato com o nosso DPO. Além disso, você tem o direito, a qualquer
momento, de registrar uma queixa diretamente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

 

10. Mudanças na Política de Privacidade

A Planik se reserva no direito de atualizar ou modificar esta Política, em qualquer época e sem aviso prévio. No entanto publicaremos sempre a nova versão revisada em nosso Web site ou aplicativo. Caso existam alterações na forma em que tratamos dados pessoais, você será informado para que verificar se pretende continuar utilizando nossos serviços.

 

DPO Expert – https://dpoexpert.com.br – Atenção: documento confidencial