Política de Privacidade
Atualizada em 31 de julho de 2024.
1. Declaração de Privacidade
A PLANIK sabe o quanto é importante conhecer e estar seguro sobre a utilização dos dados pessoais que tem em seu poder. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e explicar o nosso Aviso de Privacidade.
Nós reconhecemos a necessidade de proteção e de gerenciamento adequados das informações pessoais coletadas em nosso site e aplicativo, bem como aquelas que nos são compartilhadas por nossos clientes. O presente Aviso de Privacidade auxiliará a compreender quais os tipos de informações que podemos coletar, como essas informações poderão ser utilizadas, com quem as informações poderão ser compartilhadas e quais os direitos dos titulares no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais.
2. Quais são as informações pessoais que coletamos
As informações pessoais que obtemos podem ser coletadas das seguintes formas:
Site: Informações pessoais são coletadas quando o usuário interage em nosso site por meio de formulário de contato para recebimento de informações sobre os empreendimentos e envio de dúvidas, sugestões ou solicitações. Essas informações pessoais incluem, dentre outras, o nome do usuário, e-mail e telefone. Ao coletarmos algumas dessas informações, o usuário escolhe dar, ou não, o consentimento para receber o contato por meio de WhatsApp.
O usuário do nosso portal não é obrigado em hipótese alguma a fornecer qualquer dado pessoal para navegar nas páginas do site, exceto na área de login para acesso ao Portal do Cliente, de modo que qualquer informação é fornecida por livre e espontânea vontade. Somente é necessária a coleta de dados básicos quando o usuário desejar o retorno de seu contato. Todas as informações pessoais são colhidas de maneira justa e não invasiva, com o seu consentimento voluntário. As informações pessoais coletadas são acessíveis somente aqueles que tenham necessidade de conhecê-las para a execução de atividades pertinentes, respeitada a finalidade para a qual tenham sido fornecidas.
Informações pessoais são coletadas, ainda, no momento que o cliente interage em nosso site para acesso ao portal do cliente, para atualizar seus cadastros, verificar informações financeiras, imprimir 2ª via de boletos, por meio de login único de cada cliente e senha, previamente cadastrados.
Canais de atendimento: O usuário poderá entrar em contato por meio de contato telefônico, e-mail, WhatsApp ou Portal do Cliente. Os dados pessoais são coletados com o objetivo de identificar o usuário, bem como para atender sua solicitação. Esses podem incluir, dentre outros, o nome, endereço completo, e-mail e telefone. Além destes, coletamos qualquer dado pessoal que seja informado espontaneamente pelo usuário.
Cookies: Dados pessoais podem ser coletados por meio de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Cookies da PLANIK.
Cadastro: Coletamos, por meio de formulários físicos ou digitais, o nome completo, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF, entre outros, dos clientes que desejam contratar nossos produtos. Disponibilizamos em nosso site um Portal do Cliente, acessível após realização de cadastro com login e senha indicados pelo usuário.
Ainda, em nosso site, encontra-se o nosso Canal de Parcerias para o cadastro e contato dos corretores autônomos e imobiliárias, por meio da coleta de nome, telefone, e-mail e CRECI. A Planik disponibiliza, ainda, o aplicativo Planik-Parceria para o cadastro gratuito por meio da coleta dos dados de identificação mencionados e acesso a informações sobre imóveis.
Contrato: Quando o usuário adquire um de nossos produtos, coletamos os dados necessários para análise do crédito e confecção do contrato. Alguns dos dados pessoais coletados são: nacionalidade, estado civil, RG, CNH, CPF, dados bancários, escolaridade e informações sobre cônjuge.
Análise e proteção de crédito: Para verificarmos a sua capacidade financeira de honrar os compromissos assumidos conosco e relacionados aos nossos produtos, é necessária a coleta de alguns dos seus dados pessoais, tais como renda, escolaridade, informações de cônjuges e dependentes.
Candidatos a vagas de emprego: Podemos ter acesso a informações pessoais de candidatos a vagas de emprego, tais como nome completo, deficiência, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço completo, formação acadêmica e conhecimentos, cargo desejado, pretensões profissionais, informações de histórico profissional, currículo e quaisquer outras informações fornecidas voluntariamente pelo candidato, por meio do preenchimento de formulário disponível em nosso site.
Empregados: Quanto aos dados pessoais coletados de nossos empregados e respectivos dependentes, estes são necessários para que seja efetuado o registro do empregado, em atendimento à legislação trabalhista e execução do contrato de trabalho.
Compartilhamento: Podemos ter acesso aos seus dados pessoais que foram compartilhados por você com os nossos corretores ou por nossos parceiros comerciais. Esses dados serão aqueles necessários à execução do contrato (veja a lista no item Contrato). Para a venda dos nossos produtos ou serviços necessitamos dos dados pessoais descritos acima, sobretudo aqueles relacionados aos dados cadastrais (item Cadastro).
A nossa base de dados está sob a nossa responsabilidade e seu uso, acesso e compartilhamento quando necessários serão feitos dentro dos limites legais e propósitos dos negócios descritos neste Aviso.
3. Mídias Sociais
A PLANIK se utiliza também da Mídia Social para se comunicar e interagir com seus clientes e consumidores por meio de Websites de terceiros como, por exemplo, o Instagram, Facebook LinkedIn, Youtube. Estes Websites de terceiros são uma tecnologia baseada na Internet que não é operada ou controlada pela PLANIK. Ao interagir, compartilhar ou “Curtir” a página da PLANIK no Facebook, Instagram, Twitter, ou outra mídia social, você poderá revelar determinadas informações pessoais à PLANIK ou a terceiros.
Usamos os “botões sociais” para permitir que os nossos usuários compartilhem ou marquem páginas da web. São botões de sites terceiros de mídias sociais, e que podem registrar informações sobre suas atividades na internet, incluindo este site. Por favor, reveja os respectivos termos de uso e políticas de privacidade dessas plataformas para entender exatamente como elas usam suas informações, bem como optar por não receber ou excluir tais informações.
A quantidade de informações pessoais visíveis dependerá das suas próprias configurações de privacidade no Facebook, Twitter e demais mídias sociais.
4. Finalidades e bases legais
Relacionamos a seguir as finalidades e bases legais dos tratamentos de dados da PLANIK:
Fins | Base legal |
---|---|
Cumprir com termos e condições estabelecidos em contrato. | Necessário para execução de contrato no qual o titular de dados pessoais seja parte. |
Possibilitar a análise e a aprovação da capacidade financeira dos nossos pretensos clientes. | Faz-se necessário para a proteção do crédito e, dessa forma, garantir a saúde financeira da PLANIK. |
Recrutamento e avaliação de aderência à vaga de trabalho. | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses para assegurar que recrutamos os empregados adequados. |
Facilitar a comunicação com você (inclusive em casos de emergência e para fornecer a você informações solicitadas). | Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar comunicação e gestão de emergências adequadas na organização. |
Cumprir requisitos legais. | Necessário para a conformidade com uma obrigação legal à qual estamos sujeitos. |
Monitorar o uso que você faz dos nossos sistemas (incluindo monitorar o uso do nosso site e de quaisquer aplicativos e ferramentas que você utilizar). | Justifica-se com base nos nossos interesses legítimos de evitar não conformidades e proteger nossa reputação. |
Escuta social (identificando e analisando o que está sendo dito sobre o PLANIK nas mídias sociais [somente conteúdo acessível publicamente] a fim de perceber sentimento, intenção, disposição e tendências de mercado, além das necessidades de nossos stakeholders para, dessa forma, melhorar nossos produtos ou serviços.) | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses em proteger nossos ativos e nossa marca nas mídias sociais. |
Melhorar a segurança e o funcionamento do nosso website, aplicativo, redes e informações. | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de assegurar que você terá uma experiência de usuário excelente e que nossas redes e informações são seguras. |
Oferecer nossos produtos e serviços para você (a menos que você tenha mostrado objeção em relação a tal tratamento). | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de promover nosso negócio. |
Administrar benefícios aos empregados. | Justifica-se com base no consentimento do empregado, caso seja de seu interesse o recebimento de determinado benefício. |
Entrega de informações necessárias aos órgãos governamentais. | Para cumprimento de uma obrigação legal. |
Apenas nos baseamos em nosso legítimo interesse para finalidades específicas. Estes tratamentos de dados pessoais não se sobrepõem de forma alguma aos interesses, direitos e liberdades dos titulares de dados pessoais.
5. Sobre o compartilhamento e cessão de informações
A PLANIK não tem como prática a divulgação de informações que podem identificar o usuário e jamais compartilha informações ou vende e aluga esses dados pessoais a terceiros. Estes dados são de uso exclusivo interno da empresa para atingir as finalidades expressas no item anterior.
Os dados poderão ser compartilhados com terceiros apenas nas seguintes condições:
- Mediante decisão judicial ou solicitação pelos órgãos de fiscalização governamentais;
- Dados transferidos a órgãos públicos para atender a legislação vigente, por exemplo dados pessoais que constem das notas fiscais eletrônicas e respectivos XMLs ou dados dos nossos empregados necessários para o pagamento do INSS ou FGTS.
- Dados transferidos a prestadores de serviço de contabilidade ou recursos humanos para o atendimento de obrigações fiscais e trabalhistas;
- Dados transferidos a instituições financeiras para viabilizar opções de pagamento aos nossos clientes, ou para pagamento de salários aos nossos empregados e prestadores;
- Dados compartilhados com parceiros, operadores e fornecedores de serviços que participem, direta ou indiretamente, do desenvolvimento das atividades comerciais da PLANIK, , tais como corretores de imóveis, cobranças, processos de pagamento, serviços ao cliente, envio de e-mails, propaganda e marketing, segurança e monitoramento de desempenho, serviços de reparos e manutenção, processamento e cumprimento de ordens e transações, verificação de informações cadastrais de consumidores, pesquisa, guarda de dados, auditoria e processamento de dados;
- Dados transferidos para fins de execução do contrato, bem como para a proteção dos interesses da PLANIK em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais.
Alguns dos prestadores de serviços mencionados acima podem estar localizados no exterior e, nesse caso, a PLANIK adota salvaguardas adicionais para a garantia de um nível adequado de proteção de dados pessoais, de acordo com o disposto na legislação brasileira pertinente.
6. Segurança da Informação
Para assegurar-se de que as suas informações pessoais estão seguras, nós comunicamos as nossas diretrizes de privacidade e segurança aos empregados e parceiros comerciais da PLANIK e seguimos estritamente as medidas de precaução com relação à privacidade dentro da empresa.
Nós nos empenhamos em proteger as suas Informações pessoais, e aquelas confiadas a nós pelos nossos clientes e parceiros, por meio de medidas físicas, técnicas e organizacionais que visem reduzir os riscos de perda, mau uso, acesso não autorizado, divulgação e alteração indevida destes dados.
7. Direitos dos Titulares
Os Titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus dados pessoais e podem exercê-los clicando aqui para acessar o Formulário de Requisição de Dados (DSAR) por meio do e-mail da PLANIK: compliance@planik.com.br.
São direitos dos titulares:
- Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
- Acesso aos dados pessoais, nos termos da legislação aplicável;
- Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Portabilidade dos dados pessoais;
- Exclusão de dados pessoais, quando este forem tratados com base no consentimento do Titular ou quando os dados forem desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação aplicável;
- Solicitação de informações sobre o uso compartilhado de dados pessoais;
- Revogação do consentimento, quando aplicável.
A PLANIK sempre avaliará a melhor forma de cumprir a solicitação de exercício de algum de seus direitos. No entanto, a PLANIK poderá deixar de atender a sua solicitação, total ou parcialmente, em situações específicas resguardadas pela legislação, como, por exemplo, para o cumprimento de uma obrigação legal ou de um contrato que mantém com você.
Ressaltamos a importância de manter seus dados pessoais precisos e atualizados. Para tanto, mantenha a PLANIK sempre informada se seus dados pessoais mudarem ou estiverem incorretos.
Por motivos de segurança, para as requisições que sejam feitas por meio do e-mail compliance@planik.com.br, a solicitação será atendida quando tivermos certeza da identidade do usuário. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do titular. Estes dados e informações serão protegidos durante período de armazenamento e eliminados, após transcurso do prazo legal para eventual exercício regular de direitos.
8. Término de Tratamento
Este Aviso de Privacidade se aplica às circunstâncias acima mencionadas durante todo o período em que a PLANIK armazenar os dados pessoais. Nós armazenamos e mantemos suas informações: (a) pelo tempo exigido por lei; (b) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (c) pelo tempo necessário para resguardar os direitos da PLANIK. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos: (a) quando a finalidade para qual o dado pessoal foi coletado for alcançada, e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade; (b) quando o Titular solicitar a exclusão de seus dados; e (c) quando houver uma determinação legal neste sentido.
Nos casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pelo presente Aviso de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.
9. Encarregado de Dados Pessoais (DPO)
A PLANIK disponibiliza abaixo os dados de contato do Encarregado de Dados Pessoais (DPO), sendo este o responsável por atender toda e qualquer solicitação por parte dos titulares ou da Autoridade Nacional, que estejam relacionados com dados pessoais.
Para qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao tratamento de dados pessoais, favor entrar em contato com o nosso Encarregado de Dados Pessoais:
DPO EXPERT® (www.dpoexpert.com.br)
Responsável: Rafael Susskind
contato: compliance@planik.com.br
Se, apesar do nosso compromisso e esforços para proteger seus dados, você achar que seus direitos de proteção de dados não foram atendidos, solicitamos que entre em contato com o nosso DPO. Além disso, você tem o direito, a qualquer momento, de registrar uma queixa diretamente com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, caso entenda que os direitos sobre os seus dados pessoais foram infringidos.
10. Alterações na Política de Privacidade
Apesar de nosso Aviso de Privacidade ter sido apresentado de forma clara, concisa e objetiva, não hesite em consultar o DPO da PLANIK, caso sobrevenham dúvidas sobre este importante documento ou mesmo sobre as atividades de tratamento de dados pessoais que realizamos.