Vila Mariana: vantagens de morar no bairro

Destaque

Vila Mariana: vantagens de morar no bairro

  • 11 de junho de 2021
  • 5 minutos de leitura

Ruas arborizadas e fácil acesso aos principais pontos de São Paulo 

Você já sonhou morar em um bairro onde tem exatamente tudo o que você precisa no seu dia-a-dia? A faculdade que você frequenta, estações de metrô que te levam rapidamente ao seu local de trabalho, ciclovias ligadas aos principais pontos da cidade, parques para aproveitar os dias ao ar livre, museus, inúmeras opções gastronômicas, mercados, farmácias e hospitais. Em São Paulo, existem alguns bairros completos assim, um dos que se destaca é o bairro Vila Mariana.  Isso porque, além de ser super completo, ele fica muito bem localizado na capital paulista.

O bairro Vila Mariana é tão bom de se morar que está nas estatísticas: no levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2021, o bairro Vila Mariana prova que está acima das expectativas, com 0,950 de IDH, um índice considerado elevado em dados sobre educação, renda e saúde. 

Quer descobrir quais são os principais pontos que fazem o bairro Vila Mariana ter tantas vantagens para morar e investir? Continue com a gente em sua leitura. 

Um dos bairros mais arborizados de São Paulo 

São Paulo pode ser conhecida como a famosa selva de pedra, mas existem alguns bairros onde o verde predomina em cada esquina, a  Vila Mariana é um deles, conhecido como uma das regiões mais arborizadas de São Paulo. 

Quem mora na Vila Mariana, às vezes até esquece que está em uma cidade grande. A região é notável por seu ambiente verde, com grandes árvores centenárias que são muito apreciadas pelos moradores e visitantes. Sem contar os parques Ibirapuera e Aclimação, que também estão localizados na região. 

Mobilidade

Morar perto de estações de metrô é um privilégio realmente desejado pelos paulistanos. Na Vila Mariana, os moradores têm fácil acesso às zonas norte e sul da cidade, pois a região é cercada de estações de metrô – as linhas do metrô Azul, Verde e Lilás – que facilitam o acesso a grandes polos empresariais.

Para quem prefere usar carro, a Vila Mariana conta com vias importantes, como a Rua Domingos de Morais, que começa na Rua Vergueiro e termina na Avenida Jabaquara; a Avenida 23 de Maio que faz parte do corredor Norte-Sul, ligando a região sul de São Paulo à zona norte; e a Avenida Paulista que é o cartão-postal da cidade e um dos principais centros culturais e empregatícios de São Paulo.

Gosta de andar de bike? O bairro também oferece acessos de ciclovias, sendo a maior na Rua Vergueiro, que se estende até a Avenida Paulista. É possível ir e vir de bike para diversos pontos dos arredores.

E ainda tem o bônus: o bairro está a cerca de 20 minutos do Aeroporto de Congonhas, um dos maiores e mais movimentados do Brasil. 

Pois é, fatos sobre como morar na Vila Mariana facilita muito a vida de quem precisar se deslocar para outros lugares não faltam. É por isso que o bairro atrai tanto o interesse de quem busca morar, alugar ou passar alguns dias na capital paulista. 

Educação, saúde e lazer 

Equilíbrio entre educação, saúde e lazer você também encontra na Vila Mariana. 

O bairro abriga o Colégio Bandeirantes, Colégio Marista Arquidiocesano, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mas existem também na região unidades das universidades Pontifícia Universidade Católica (PUC), Anhanguera, Uniban e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). 

Quanto a saúde, o local é referência médico-hospitalar, já que conta com o Hospital Rubem Berta, Hospital Santa Cruz, Amparo Maternal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e outros. 

A região está bem perto de dois parques: Ibirapuera e Aclimação. Sem contar que a Vila Mariana tem opções de lazer e entretenimento para todos os gostos: ruas com muitos bares, restaurantes tradicionais e galerias de arte, como a Galeria Jacques Ardies e a Graphias Casa da Gravura. Além da Casa Modernista, que foi erguida no bairro em 1928, atualmente, o local faz parte do Museu da Cidade de São Paulo e conta com espaços de convivência e programação cultural e musical. 

A man reaching his bike at the Ibirapuera metropolitan park in Sao Paulo city. On the backgrounds the lake fountains and the city buildings.

Gastronomia

Bateu a vontade de comer japanese food? Ou que tal ir a um restaurante Italiano renomado? Prefere um burguer artesanal? Na Vila Mariana tem restaurantes de todos os tipos de culinária. Tem gente que vem de outros bairros para alguns dos mais queridos restaurantes da cidade que estão localizados na Vila Mariana. 

Abrir o maps e ter diversas opções gastronômicas é bom demais, né? 

Um lugar especial para você na Vila Mariana 

Você ficou encantado com a Vila Mariana, não é mesmo? De fato, não tem como não se apaixonar por esse bairro, seja para morar, passar alguns dias ou para investir em um imóvel da região, a Vila Mariana é o bairro dos sonhos de muitos. 

É por isso que a Planik Incorporado escolheu a Vila Mariana para ser sede de um dos modernos empreendimentos imobiliários. 

Conheça o #NIK Estação Vila Mariana, um empreendimento que fica a apenas 1 minuto do metrô vila mariana, com fácil acesso a toda a cidade. 

Clique aqui e saiba mais sobre o #NIK Estação Vila Mariana.

Fontes:

2